A comunicação visual é capaz de encantar, engajar e persuadir. Sem uma boa imagem seu marketing perde força, em se tratando de serviços o marketing institucional e o pessoal se entrelaçam, principalmente quando a marca da sua empresa está atrelada a você e principalmente quando leva seu nome.
Aqui estou falando especificamente de imagem pessoal, e no mercado não basta ser o melhor é preciso também parecer ser o melhor.
Não adianta achar que vai conseguir vender um serviço excelente com uma imagem pessoal pífia, é no mínimo incongruente.
Sua imagem carrega informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar, isso é um fato.
Sua imagem invariavelmente chega primeiro, antes da copy, antes do currículo, antes da competência, antes de qualquer coisa.
Se você acredita que precisa se diferenciar dos demais para vender mais e melhor, você precisa entender o poder da comunicação pessoal e da sua imagem dentro dela.
Tudo comunica algo, seja intencional ou não, principalmente em se tratando e primeira impressão, uma mensagem intencional e assertiva é de extrema importância para o seu posicionamento.
De acordo com neurocientistas do MIT, o cérebro humano pode processar imagens em apenas 13 milissegundos, muito mais rapidamente que um texto. Essa velocidade é muito mais rápida do que os 100 milissegundos sugeridos por estudos anteriores.
"Este novo artigo mostra que o significado de uma imagem pode ser extraído mesmo quando uma imagem é misturada em uma sequência de seis ou até 12 imagens apresentadas a 13 milissegundos por imagem
Vamos tratar aqui da imagem pessoal pensando no seu retrato de perfil no Linkedin, whatsapp, instagram e outras ferramentas de comunicação que utilizam imagens estáticas, e mesmo que você não tenha presença digital sua imagem pessoal fará diferença na hora do cliente escolher entre você e outro profissional.
Lembre-se de que até um vídeo precisa de uma imagem estática na capa, ou seja, uma boa fotografia faz parte da comunicação em qualquer veículo de mídia, ela pode atrair ou não a atenção da pessoa para clicar no vídeo e assistir, então como mencionado antes, tudo comunica, a luz, as cores, sua roupa, seu semblante, estar sorrindo ou não entre outras coisas que, quando você não constrói a narrativa para seu retrato são negligenciadas, todas as escolhas determinam o que você irá transmitir ao mercado e como impactam a forma que o público recebe sua imagem.
Através dos signos e símbolos, as pessoas percebem sua personalidade, seu profissionalismo ou a falta dele, quão cuidadoso é consigo e será com o seu cliente, e a partir dessa percepção julgam se você é a pessoa certa ou não para resolver o problema dele.
Através da sua imagem você consegue transmitir seus valores pessoais e princípios, além da sua marca.
A comunicação visual é um dos principais recursos do marketing para se conectar com o público, quando você negligencia isso acaba ficando para trás.
Você não pode delegar isso a um sobrinho ou parente, procurar o profissional que cobra mais barato também pode sair muito caro no final das contas, isso é muito comum de acontecer e geralmente você nem se atenta em ligar isso ao porque você não atinge o cliente que quer, ou porque estagnou em determinado patamar, ou ainda, porque não consegue vender seu trabalho sem desconto.
Sua imagem não pode ser tratada como um acessório do marketing, ela está na essência da sua comunicação pessoal ou como marca.