Hoje estamos vivendo a era da imagem, cada vez mais redes sociais baseadas em fotos e vídeos são lançadas pelo mundo e seu uso é cada vez mais responsável por conectar profissionais, serviços e produtos com o público.
Celulares estão com câmeras cada vez melhores e os filtros cada vez mais usados. Mas será que isso basta para ter um bom retrato, principalmente um retrato que vende, e se você tem um retrato, está usando a seu favor ou rebaixando seu valor?
Afinal, VOCÊ SABE O QUE É UM RETRATO?
Muitas vezes quando falo do meu trabalho as pessoas vêm com a dúvida, totalmente válida. Qual é a diferença entre foto e retrato?
E eu como fotógrafo e retratista te respondo, e isso é muito simples. Simples, não fácil:
De forma bem direta, uma foto se baseia em um momento, ou em vários pequenos momentos para contar uma história, por exemplo fotografia de casamento, fotografia de aniversários, fotografia de casais e outros tantos tipos de fotos e ensaios que contam uma história através da fragmentação do tempo em fotos de momentos daquele dia. O momento do beijo da noiva, o momento do nascimento na fotografia de parto, o momento da troca de olhares entre o casal... são fragmentos que podem compor um álbum posteriormente para contar toda a história do evento. Acho que já deu para entender, não é?
Agora me diz aí Fábio, o que é então um retrato e qual a importância dele? Principalmente, qual sua importância para um profissional liberal, um empresário ou para qualquer pessoa que queira.
Eu te conto. O retrato é um "campo serrado de forças". Não entendi absolutamente nada Fábio, me explica isso melhor.
Em um retrato, geralmente fazemos um quadro fechado e focado na pessoa, nas expressões do rosto, na posição das mãos e do corpo, tecnicamente para dizem que para um retrato a pessoa tem que saber que está sendo fotografada e essa é uma regra, não concordo 100% com isso, mas já é uma outra história. Para você entender o porque disso é fácil. Na época em que as pessoas eram retratadas através de pinturas, obviamente não tinha como não saber que estava sendo retratada, assim como nas primeiras fotografias.
Disto isto, o fotógrafo retratista (vou me ater a isso, pois é minha área) usa de cores, ausência de cores, símbolos, signos, tipos luzes, direções e intensidades de luz e sombras para contar uma história com aquele retrato. Com a escolha de cada elemento ele pode passar a imagem/mensagem que o retratado pretende, passar a imagem que ele mesmo pretende passar ou até passar a imagem solicitada pela linha editorial do veículo de comunicação que solicitou o trabalho.
Pode ser criada uma atmosfera leve ao olhar o retrato da pessoa com uma luz mais suave e cores mais abertas, um simples levantar de queixo já muda o contexto da mensagem que o retrato passa, a direção do olhar, sorriso, tudo isso é uma parte significativa do todo.
Na maioria das vezes são impressões que você tem inconscientemente, tudo isso está presente no seu imaginário e quando vê um retrato você tem um sentimento específico sem, na maioria das vezes, saber explicar.
Retratar (revelar, mostrar, descrever com perfeição, caracterizar alguém. Retrato vem do italiano ritratto, “fazer a efígie de uma pessoa”, do latim retractus, particípio passado de retrahere, de re-, “para trás”, mais trahere, “tirar, puxar”, algo como “tirar fora” uma imagem.
Portanto posso dizer também que o Retrato é o "passado" de cada um. Que história é essa de campo cerrado de forças e passado de cada um?
Através dos símbolos, da semiótica e tudo o que pode ser envolvido em um retrato conseguimos transmitir algo bom ou mal e isso é um campo serrado de forças, através dele também contamos a história de vida até ali, seus anseios e muito mais.
Isso é só um pequeno fragmento do que compõe um retrato, logo logo vou contar mais.
Me diz aí o que você achou desse post, tem alguma dúvida ainda? Espero que sim, porque isso não é tudo.